quinta-feira, 14 de novembro de 2013

D.I.Y.: Porta grampos (em preparação para o ENJ-2013)

Com pouquíssimas horas faltando para o tão esperado Encontro Nacional de Jovens, inventei uma coisinha para me ajudar a arrumar as malas e resolvi dividir com vocês ((:

Porta grampos (ou o que você quiser por lá dentro xD)


Materiais:
-Pedaço de tecido (pode ser tnt, fica bonitinho também);
-Fitas, fios, barbantes, lã, cadarços... O que você tiver de colorido para fechar a bolsinha;
-Miçangas grandes o suficiente para que seu escolhido do item anterior passe por dentro;
-Tesoura
-Agulha e fio (opcional).




Coloque seu pedaço de tecido em uma superfície plana e desenhe um círculo do tamanho que você preferir no centro (Lembre-se: se o círculo for médio, o porta grampos será pequeno, se o círculo for pequeno o porta grampos será um porta clips! Então eu não sugiro fazer um círculo muito pequeno);




Dobre o tecido no meio e no meio de novo, de maneira que fique aparecendo primeiro meio círculo e depois um quarto do círculo, tente dobrar o mais certinho possível, e então corte onde foi marcado;
Depois de cortar, ao abrir o tecido, você verá seu círculo novamente (:



Se as bordas ficarem um pouco tortas você pode consertar com a tesoura;


OK, esta parte é mais complicada...


O tecido que eu escolhi é um tipo de tecido que desfia, nesse caso eu fui queimando as bordinhas do tecido com uma velinha (por favor pessoas, não vão se queimar!).


E, aproveitando a vela acessa, eu já fiz os buraquinhos por onde a fita vai passar,  aproximando a borda do tecido da chama até o tecido derreter um pouquinho e o buraco se abrir.
Se o seu tecido não for como o meu (hehe) você pode fazer os buraquinhos fazendo pequenos cortes com a tesoura usando como modelo as horas no relógio de ponteiros, e sempre de duas em duas, uma em cima, outra em baixo, assim os buracos terão sempre mais ou menos o mesmo espaço entre eles;



Meça o tamanho da fita e passe-a pelos buraquinhos, uma vez por cima, uma vez por baixo, como se fosse uma costura mesmo, depois puxe bem as duas pontas da fita para formar um saquinho, faça um laçinho e voilá!


No final eu acabei esquecendo de por as miçangas no meu e deixei assim mesmo (rsrsrs), mas a miçanga serve pra fita não ficar escapando quando se abre o saquinho, então se você não quiser se incomodar com fitinhas que escapam coloque as miçangas no seu ;)



Use sua criatividade, faça o seu e divirta-se!

Beijinhos ^^
LDF Renata Louise

Nenhum comentário:

Postar um comentário