segunda-feira, 18 de abril de 2011

Os Efeitos da Valorização


Enfim finalizaremos nossa sequência de posts relacionados ao empreendedorismo de projetos tratando de um assunto muito importante: a Valorização da equipe.

Segundo o dicionário Aurélio Online, valorizar significa “Aumentar o valor, enriquecer, reconhecer os próprios méritos, dons ou qualidades” entre outros significados. O que quero salientar neste momento é o ato de reconhecer. Como é fácil apontar os erros ou dificuldades dos outros, isso é natural do ser humano, mas e as qualidades e as potencialidades? Como devem ser tratadas? A valorização é uma atitude nobre e justa por parte da liderança em relação a seus liderados. Principalmente quando se trata de instituições sem fins lucrativos, que é o caso da maioria das igrejas.

Uma equipe que se sente valorizada, é motivada a continuar seus trabalhos e vou mais longe, é motivada a superar as expectativas de seus líderes e do projeto em que está envolvida.

Na Linha de Frente finalizamos nosso primeiro ano com muitas vitórias e buscamos dar mérito à cada participante, mostrando suas superações e conquistas que impactaram o projeto geral da equipe. Desde os detalhes do dia-a-dia até os triunfos mais significativos. Foram as festas que resultaram em sucessos maravilhosos de organização, retorno financeiro e comunhão para a igreja. Também posso citar o Culto de Jovens no final do ano que fechou com chave de ouro, em que todos os jovens se envolveram, ensaiaram muito e participaram ativamente resultando em benção na vida espiritual de toda a igreja, e ainda a viagem para o Encontro Nacional de Jovens, que foi uma vitória marcante para o ano de 2010. São muitos os exemplos (graças a Deus!!), mas de um modo geral, em todos os momentos procuramos valorizar um ao outro reconhecendo o devido mérito e muitas vezes enriquecendo e alegrando os corações através da “Super Valorização” dos talentos e qualidades dos que estão entre nós.

Este final de semana fiquei sabendo de um jovem que estava imitando o meu jeito de falar sobre as coisas (super exagerada, e sou mesmo, rsrsr), e pensando um pouco sobre isso, vejo como Deus tem usado esse meu lado “exagerado” para motivar os que estão em volta de mim, e aproveito para motivar você líder a agir assim quando for preciso. Valorize MUITO os que estão em volta de você, mostre que eles são importantes e que fazem a diferença em sua equipe, e é bem provável que desta forma sua equipe se tornará mais forte e resistente para os dias de dificuldades.

Bom trabalho a todos e Deus os abençoe!

Fernanda Lourenço
“Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.” II Timóteo 4:11b
(Olha o apóstolo Paulo nos ensinando a valorizar...)

Um comentário: